Família

Família
a nossa família vai crescer

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Uma das coisas que aprendi com um livro do Max Lucado, "Carregando bagagem". É que muitas vezes carregamos sentimentos de mágoa na nossa vida. O resultado é um peso extra na nossa balança, não física mas emocional e espiritual. Muitos podem não acredita, mas o versículo de Provérbios que diz: "O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos." - Provérbios 17:22 Muitas vezes não sabemos porque nos sentimos pesados e nem sempre o nosso cansaço vem do trabalho físico, mas muitas vezes por consequência de andarmos a carregar bagagens extra... Ora, como quero ser um exemplo, hoje perdei alguém que embora não tenha tido a intenção de me magoar, as suas decisões tiveram sérias repercussões na minha vida, a nível de projectos de estudo. Eu perdi uma bolsa de estudos que me permitiria tirar o mestrado nos EUA, e essa pessoa teve alguma influência no caso. Talvez com a melhor das intenções, não vou julgar, mas fiquei muito magoada na altura e não entendi o porquê. Hoje foi o dia de o perdoar e aceitar que Deus é soberano, em tudo! Esta mala fica aqui. (ler o livro lol)

terça-feira, 26 de junho de 2012

A nossa Identidade

Comecei a ler um livro “Grip of Grace by Max Lucado”. Sim sou fã, reconheço. Já tenho este livro há muitos anos, e decidi voltar a lê-lo. Após a mensagem de Domingo, sobre Luc 16:13, fiquei com a sensação que Deus está a dizer-me algo e precisava aprofundar... Claro que tem a ver com o que tenho partilhado, e este livro vem ao encontro. Hoje, lia, no comboio, um capítulo sobre a nossa identidade. A nossa identidade não pode estar baseada no que fazemos, no que possuímos, mas no que somos em Cristo. Quantas vezes, achamos que somos o fazemos, então temos que ser muito ocupados e sempre a fazer muitas coisas para que Deus nos ame. Ou somos o que possuímos e a nossa identidade está nas coisas, quanto mais, melhor, mas quando as perdemos, estamos nós perdidos? Mas o que realmente Deus quer é que a nossa identidade esteja em Cristo. Não as nossas obras, mas na Sua Graça. Dependermos dele, confiar nele. É difícil confiar que Deus tem o melhor e que nem sempre é o que nós queremos...mas é de facto o melhor!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Estrangeiro na própria terra

Acho que nunca aqui disse isto, e raramente falo sobre o assunto seja com quem for. Hoje vou abrir uma excepção... Alguma vez sentiram que não parecem a um sítio? Que são estrangeiros no seu próprio país? Pois eu sempre tive essa sensação, não pertencer a este lugar. Não me encaixo nas tradições, faço sempre de outsider. Mas quando visito os Estados Unidos ou o Canadá, sinto-me perfeitamente em casa. Não é estranho? Algum tempo que tenho vindo a sentir cada vez mais essa sensação, que este não é o meu lugar, não sei bem a razão, mas é o sinto...Talvez sejam saudades, pois a última vez que lá fui foi à cinco anos...e as saudades apertam dos lugares, das pessoas, dos sentidos e cheiros que me ficam guardados. Talvez porque sonhei viver lá, trabalhar lá...quem sabe se um dia se abre uma janela...

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Nós somos convidados

Ontem tive a oportunidade de conversar com uma pessoa que admiro pelo seu percurso de vida. A sua vida de oração e fé e o seu testemunho da caminhada com Jesus pelos desertos. Falámos de projectos para a nossa igreja, de como Deus às vezes precisa abalar a nossa consciência para Ele poder trabalhar(...). Hoje ao ler o meu devocional, aqui vai o que li..será que há coincidências? Não, Deus está a trabalhar, ele nos convida a juntarmo-nos a Ele, na Sua obra... Somos pequenos.... (tirado no Time with God by Crosswalk.com) 1 John 5:14-15 This is the confidence which we have before Him, that, if we ask anything according to His will, He hears us. And if we know that He hears us in whatever we ask, we know that we have the requests which we have asked from Him. Get your prayers in line with God’s purposes and watch Him work in response! In actual fact, this kind of praying means that our prayers are actually the response to what God is showing us of His will in the things we are praying about. These verses tell us that “if we ask anything according to His will”, the answer is guaranteed. If that is the case, then what is the most important thing about prayer? Discerning the will of God! This means that when we are bringing issues to God, we should not start our prayers immediately with what we want God to do, but rather should spend time on our knees with our Bibles open in front of us talking with God about the issues concerning us and asking Him to show us what He is doing in our own hearts and in the lives of the people involved. When you begin to discern what God is up to, then you can pray with absolute confidence about things.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Junho

Há muitos dias que não escrevo, por falta de inspiração, de tempo e energia. Estes dias de Junho têm sido difíceis para mim, por vários motivos. Alguns desafios a nível pessoal. Sentir que quero fazer mais da minha vida do que faço neste momento, uma inquietude que teima em não parar. Mas também difícil porque foi este mês que tive a prova que os filhos não são nossos, são de Deus e só Ele os pode proteger. Acreditem ou não, mas na semana em que preparava para dirigir o louvor sobre A herança aos nossos filhos, tive a plena noção que somente Deus pode cuidar e guardar os nossos filhos. Numa semana o meu coração quase parou umas quatro vezes de susto e só quando orei e pedi para que Deus guardasse a vida do meu rebento, como por instantes tudo serenou... No Domingo tive a oportunidade de testemunhar essa experiencia, não para gabar, mas para partilhar que a cada dia, temos que confiar naquele que Tudo controla. Somente Deus nos pode dar a segurança e protecção. A cada desafio, vejo a mão de Deus na nossa e na vida do nosso filho. Mas também vejo a mão de Deus na vida de tantos outros filhos e irmãos na fé. Em como deus nos guia e mostra que Ele, somente Ele é soberano e a nós só nos resta...obedecer!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

o canto da sereia ou não...

Este fim de semana foi uma alegria para o Henrique. Fomos levar a minha sogra ao Alentejo, o que significou dois dias de mimos e atenções ao Príncipe e como ele adora ter um séquito q fazer-lhe as vontades. Claro que nós não achamos tanta piada a sermos desautorizados, mas julgo que faz parte do universo familiar. Uns educam outros estragam com mimos... E era vê-lo feliz por ter tanta atenção, e os gatos e os cães e, e, e,e Enfim, percebem a ideia, num sítio mais calmo, com mais liberdade é vê-lo descobrir o mundo. Os gatos são o seu encanto, aliás, o Henrique está convencido que tem o canto da sereia que ele tem consegue cativar os gatos para irem ter com ele. Depois ficava de coração partido porque todos eles fugiam...e ele que cantava tão bem para eles... Isto tudo para dizer que, é importante todas as experiencias mesmo as menos positivas pois fazem parte do processo que formação do seu carácter e crescimento dentro do seio familiar... Foi um fim de semana tão agradável... 